quarta-feira, 28 de março de 2012

Catarata



O que é?
            Catarata é uma lesão ocular, envelhechendo o cristalino, o qual se torna opaco deixando a visão turva.  Seu surgimento faz parte do processo de envelhecimento, chegar aos 80 anos sem o problema é raro.
                                                  
Sintomas
            - Visão sem nitidez (No início, a visão é embaçada e com o tempo só se vê vultos.)
            - Sensibilidade á luz
            - Lacrimejamento
             - Percepção menos viva das cores
Causas
            Em casos raros a doença pode ser congênita, mas normalmente é adquirida ao envelhecer.  Traumas como pancadas ou perfurações nos olhos, causam inflamação podendo prejudicar o cristalino. Pessoas com diabetes também tem risco; o uso sem indicação médica de colírios, principalmente com corticóides usados por um longo tempo acabam prejudicando o cristalino.

Tratamento
            O único tipo de tratamento é o cirúrgico. A cirurgia é simples e rápida, feita sob anestesia local, com o objetico de substituir o cristalino danificado por uma lente artificial, recuperando a função perdida, porém tem o risco do paciente ficar com astigmatismo e o pós-operatório é mais demorado.
            O cristalino pode ser retirado inteiramente ou por facoemulsificação, que é um aparelho que tritura e aspira o cristalino) tendo vantagem por exigir cortes menores e menos suturas, nesse caso o pós-operatório é mais eficiente.  

Um comentário: